Busca no site:

Adeus às indesejáveis manchas na pele

protetorNos dias quentes os raios UVA e UVB aumentam o risco de aparecimento de manchas. De acordo com a dermatologista Eloisa Ayres, especialista e mestre em dermatologia pela Universidade Federal Fluminense, o principal cuidado deve ser com relação à radiação ultravioleta. A onda estimula a produção dos radicais livres e, por consequência, influencia na pigmentação da pele.

“A síntese da melanina envolve uma série de reações químicas que pode ser afetada por alguns fatores, entre eles, os raios UV que colabora com o desencadeamento de radicais livres”. A médica explica que, nos casos de melasma, o fator genético tem um forte papel e a exposição solar associada às questões hormonais contribui para o seu aparecimento.

A especialista dá algumas dicas práticas para aproveitar os dias quentes sem descuidar da pele. Saber investir em produtos e cremes com ingredientes adequados para a estação do ano ajuda a manter a pele saudável e sem manchas.

A vitamina C é um importante antioxidante que consegue conter a produção de pigmento. Além disso, a profissional conta que vários estudos científicos demonstram a sua função clareadora.

A vitamina C está presente em vários produtos de uso tópico e em cápsulas para ingestão oral. “O uso de nutricosméticos com ação antioxidante diminui o estímulo da produção dos radicais livres e minimiza a produção de pigmento”, explica a especialista.

Benefícios do zinco

Cientificamente comprovado, o zinco tem demonstrado ser um importante agente de saúde da pele. “Como a substância também apresenta ação antioxidante, ele previne o envelhecimento precoce e estimula a produção do colágeno, proteína de sustentação da pele”, afirma a médica.

O consumo de alimentos que são fonte de zinco do tipo grão de bico, castanha de caju, além das frutas como abacate, abacaxi e maça são hiperrecomendados. Quem quiser complementar a alimentação pode buscar seus benefícios também por meio da suplementação. O Zinco está presente em nutricosméticos como o Imedeen.

A dermatologista ressalta que o mineral também é benéfico no tratamento da pigmentação cutânea, entretanto, salienta que é necessário o desenvolvimento de estudos mais aprofundados a respeito.

Entre os cuidados com a pele, o filtro solar jamais poderá ser esquecido. Basta escolher o mais adequado a cada tipo de pele e utilizá-lo com frequência, não somente no rosto como no corpo.

Pesquisas realizadas recentes demonstram que a luz visível afeta a pigmentação da pele. Para as pessoas com tendência a manchas, as versões com tons de base são as mais indicadas para serem usadas diariamente na face.

O ideal é aplicar o protetor 15 minutos antes da exposição solar. “Em dias muito quentes, o correto é reaplicar o produto a cada 3 horas”, recomenda a Dra. Eloisa Ayres.

Fonte: Diário do Nordeste/Vida.

Deixe um comentário

Unimed Centro Sul do Ceará
Rua Dr. João Pessoa, 630 - 1º andar - Iguatu
Telefone: (88) 3582-7700