Unimed Ceará é eleita uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
A Unimed Ceará foi eleita uma das 100 Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina, em premiação realizada pelo Instituto Great Place To Work (GPTW América Latina 2015), na última quinta-feira, 07 de maio, em São Paulo. A cooperativa ocupou a 42ª colocação em um ranking disputado por 2.294 empresas de 20 países da região.
“Essa nova conquista é fruto do investimento nas pessoas, principalmente em educação, proporcionando um crescimento pessoal dos nossos colaboradores. Outro fator importante é o poder de decisão, responsabilidade essa que também transmitimos aos nossos profissionais, pois alarga os horizontes e contribui para o desenvolvimento humano”, destaca o Dr. Darival Bringel de Olinda, presidente da Unimed Ceará.
No último mês de abril, a cooperativa foi eleita, também pelo Instituto, a Melhor Operadora de Plano de Saúde para Trabalhar no País (GPTW Saúde 2014). Por três anos consecutivos esteve entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará (GPTW Ceará 2012, 2013 e 2014) e ano passado figurou nas listas do GPTW Saúde 2013 e do GPTW Brasil 2014.
Clima interno
Para a coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Ceará, Aline Lustosa, o grande diferencial do excelente clima interno se deve a inserção dos colaboradores na participação das decisões. “Buscamos sempre tratar os assuntos com muita transparência e comunicação e fazer com que as decisões sejam compartilhadas. Isso tem muita relação com o nosso modelo cooperativista, que contribui com um bom clima organizacional”, explica.
Ainda de acordo com a coordenadora de RH, a pesquisa do GPTW revelou que o que os colaboradores mais esperam da empresa é o investimento no desenvolvimento deles. “Ao analisarmos os diagnósticos, temos uma prática muito forte de ouvirmos as pessoas e saber em que elas querem que seja investido. Por isso, os nossos maiores investimentos em pessoas são em qualificação, qualidade de vida e bem-estar do colaborador”, conclui Aline.
Critérios e resultados
Para que uma empresa esteja na lista das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina é necessário que ela tenha figurado na lista nacional do seu país. Durante o ciclo 2014-2015, 2.294 empresas de 20 países da região receberam premiações nacionais. Essas empresas foram qualificadas para concorrem ao GPTW América Latina 2015. O prêmio foi dividido em três listas: Melhores Empresas Multinacionais, Melhores Grandes Empresas Nacionais (acima de 500 funcionários) e Melhores Pequenas e Médias Empresas Nacionais (entre 50 e 500 funcionários).
O principal critério avaliado foi o ambiente de trabalho. Segundo pesquisa do Instituto, as principais experiências dos funcionários nas melhores empresas incluem: ser tratado como pessoa e não apenas como empregado, ter gestores que cumprem sua palavra e um sentimento de ‘família’ no trabalho. A pesquisa também aponta que a boa vontade dos funcionários para dar mais de si está intimamente associada as equipes cooperativas e bem geridas.
Ao todo, 51 empresas brasileiras foram premiadas, sendo cinco delas do Ceará. As empresas nacionais premiadas representam um faturamento de mais de R$ 183 bilhões. Elas apresentaram em conjunto um crescimento de 6,5% no período pesquisado.