Busca no site:

Bebidas açucaradas associadas à menarca precoce

refriMais um fator desfavorável para bebidas açucaradas: um estudo recente descobriu que o consumo dessas bebidas está associado à redução da idade da primeira menstruação.

A idade da menarca diminuiu de forma significativa desde o início do século XX. Estudos também demonstraram que essa redução está associada ao aumento do risco de câncer de mama e do endométrio em idade mais avançada.

Publicado online no periódico Human Reproduction, o estudo usou dados de 5.583 meninas de 9 a 14 anos, que não tinham atingido a menarca no início da pesquisa. Elas preencheram questionários sobre dieta todos os anos, de 1996 a 1998. Em 2001, 159 ainda não tinham atingido a menarca.

Após levar em conta as variáveis de peso ao nascer, idade em que a mãe atingiu a menarca e muitos fatores referentes à dieta e ao comportamento, eles descobriram que as meninas que tomavam uma lata e meia de 350 ml de refrigerante não dietético ou chá gelado açucarado ao dia atingiram a menarca em média 2,7 meses mais cedo que as que beberam menos de duas latas por semana.

Karin B. Michels, principal autora do estudo e professora adjunta de Epidemiologia da Universidade Harvard, afirmou que a efeito das bebidas açucaradas sobre a menarca precoce não tem qualquer relação com a conhecida associação com a obesidade. “Nossas descobertas são consistentes e independem do índice de massa corporal. Em primeiro lugar, as bebidas açucaradas não são saudáveis e o cuidado em evitá-las deveria ser elevado”.

Fonte: Uol Saúde.

Deixe um comentário

Unimed Centro Sul do Ceará
Rua Dr. João Pessoa, 630 - 1º andar - Iguatu
Telefone: (88) 3582-7700