Uso incorreto das lentes de contato pode provocar cegueira
As lentes de contatos ganham cada vez mais adeptos. Além de corrigir os problemas da visão, elas proporcionam praticidade, qualidade de vida e ajudam na estética do rosto. No entanto, de acordo com a oftalmologista Kátia Mello, o uso indiscriminado do material, a falta de manutenção e o manuseio inadequado podem causar graves problemas oculares, que vão desde uma simples irritação até a cegueira.
Kátia afirma que antes de começar a usar as lentes de contato, seja para fins estéticos ou para corrigir problemas na visão, a pessoa deve procurar um oftalmologista, que fará avaliações e indicará o tipo de lente mais adequado para o paciente, além de fornecer as orientações necessárias.
“Nem todos estão aptos a usar as lentes de contato. Pessoas com doenças na córnea, inflamações ou irritações geralmente não são indicadas a usar esse material”.
Segundo a especialista, a troca dos óculos pelas lentes de contato deve ser feita com o acompanhamento de um especialista, já que as especificações dos produtos são diferentes. “É importante alertar que a receita de óculos não é a mesma para lentes de contato. A indicação das lentes requer consultas e exames específicos para este fim”.
Para não sofrer com problemas decorrentes do mal uso das lentes de contato, a especialista dá dicas de como utilizar e realizar a manutenção do produto. Veja:
Não use soro fisiológico, nem água boricada, para limpar as lentes. Estas substâncias não limpam, nem retiram os depósitos de gordura das lentes, podendo, inclusive, contaminá-las ou causa reações tóxicas.
Para a limpeza, utilize somente a solução multiuso indicada pelo fabricante. As lentes devem ser limpas todos os dias, após o uso.
Troque seu estojo de lentes, no mínimo, a cada três meses, e o limpe semanalmente;
Ao fazer uso de maquiagem, coloque as lentes primeiro;
Nunca use as lentes de contato além do período recomendado pelo seu médico;
Ao sentir irritação, dor ou qualquer outro sintoma ocular durante o período de utilização das lentes, procure imediatamente o seu oftalmologista.
Fonte: R7 Saúde.