Escolha dos alimentos certos ajuda a perder peso com saúde
A quantidade de calorias nem sempre é um bom parâmetro na hora de escolher o que comer. É que aquele número que aparece no rótulo dos alimentos é uma boa medida de energia, mas não de nutrição. Por onde se olha, lá estão elas – calorias em forma de doces, bolos, salgadinhos.
Ficar fazendo contas pode transformar a dieta num sacrifício. O melhor mesmo, segundo os nutricionistas, é pensar duas vezes antes de comer. Vencer as tentações e escolher os alimentos não pela quantidade de calorias, mas pela qualidade, pelos nutrientes. Substituições inteligentes ajudam a perder peso com saúde.
Um prato de sobremesa cheio de uvas verdes é equivalente em calorias a meio bolinho tipo cupcake. O mesmo prato com cenouras equivale a meio prato de batatas chips e uma maçã inteira tem as mesmas calorias que meia barra de cereal com chocolate. É igual com as bebidas: Um copo de suco de laranja é tão calórico quanto um de refrigerante.
“Os alimentos saudáveis têm mais fibra, mais antioxidantes, gorduras boas, características que vão proporcionar benefícios nutricionais, seja para a saúde, seja para a perda de peso, enquanto os outros são ricos em gordura saturada, açúcar branco, farinha refinada, que só vão proporcionar maior compulsão por comer e maior ganho de peso, explica a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.
Exercícios intensos, que aumentam a frequência cardíaca, queimam mais calorias. “Se você tem dez minutos, já é melhor do que ficar parado. Se você tem meia hora, melhor ainda. Quanto mais intenso, maior o gasto calórico”, explica o professor de educação física Felipe Barboza.
Fonte: G1 Saúde.