Especialmente no verão, cuidados com o sol devem ser redobrados

Entre as orientações gerais, que valem para todos, está evitar o horário entre 10 e 16h, quando os raios ultravioletas são mais nocivos.
O câncer de pele tem maior incidência em indivíduos de pele clara e que se expõem ao sol. A prevenção deve ser feita pelo uso de protetores solares, óculos de sol, chapéu e camisas de manga longa, deixando a menor parte do corpo possível exposta.
DIAGNÓSTICO CONFIRMADO, E AGORA?
As pessoas não devem entrar em pânico frente ao câncer de pele. O tratamento da neoplasia, especialmente se diagnosticada precocemente, tem altos índices de cura. Em geral é feito por meio de cirurgia.
Como a rápida descoberta da doença pode ser vital, ao primeiro sinal de lesões ou feridas na pele que aparecerem, não cicatrizarem em no máximo de dois meses ou apresentarem prurido ou sangramento, devem ser mostrados a um médico especialista. Também merecem atenção especial manchas escuras, de coloração negra ou marrom, irregulares e que aumentam de tamanho.
TIPOS DE CÂNCER DE PELE
Carcinoma Basocelular
É o mais frequente. Aparece como uma ferida que não cicatriza principalmente na face, tórax, ombros e dorso. Em geral tem cura através de tratamento cirúrgico.
Carcinoma Espinocelular
Mais grave que o anterior, necessita de diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.
Melanoma
É o tipo mais raro e mais grave. Só é curado quando diagnosticado em estágios iniciais. O tratamento, mais difícil, inclui cirurgia e quimioterapia.
Fonte: Salve Saúde